quinta-feira, 1 de outubro de 2015

EXERCÍCIO RESOLVIDO COM ANÁLISE COMBINATÓRIA

01 - (UDESC SC)   Uma mala, para ser aberta, precisa de uma senha composta por quatro algarismos. Ana foi viajar com essa mala e quando foi abri-la, percebeu que esquecera a senha. Ela lembrava que o primeiro algarismo era o 1, que não havia algarismos repetidos e que o 4 aparecia em alguma posição.O número máximo de tentativas diferentes para Ana abrir a mala é:
              Pelo  PFC:   1  4   __   __
                                   1 __4 _
                                   1 __  __ 4
Como são 9 algarismos retirando o 1 sobram 8 possibilidades para o segundo algarismo e 7 possibilidades para o terceiro algarismo e restam três possibilidades para o 4 que tem que parecer em qualquer posição.
                                         8  .  7 .  3 = 168
a)     504
b)     56
c)      28
d)     168 x
e)     126

02 - (Unifacs BA)  Considere-se que os lados dos quadrados, na malha, representam trechos de ruas de uma cidade e que uma pessoa esteja na esquina A, de duas dessas ruas tentando chegar a um restaurante na esquina B, passando por C, pelo menor trajeto possível. Nessas condições, sabendo-se que ela só pode andar ao longo dos lados dos quadrados, pode-se afirmar que o número de caminhos diferentes que podem ser percorridos?

         

03 - (PUC RS)   Numa estante da Biblioteca, encontram-se cinco livros de Física Quântica de autores diferentes, seis livros de Física Médica de autores diferentes e quatro livros de Física Nuclear, também de autores diferentes. Um grupo de alunos, para realizar uma pesquisa, precisa consultar dois livros de Física Quântica, três livros de Física Médica e um livro de Física Nuclear. O número de escolhas possíveis para essa consulta é
Vamos encontrar as combinações possíveis de 5 livros de física quântica 2 a 2, 6 de física médica 3 a 3 e 4 de física nuclear 1 a 1, ou seja:
a)  8400         x b)     800              c)       204            d)        144             e)       34












Nenhum comentário:

Postar um comentário