terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MINI-SOROBAM DE CARTOLINA

Este é o post e sendo um blog com temas específicos na área de exatas, é uma vitória alcançar essa marca e para comemorar apresento para os meus leitores, como construir um mini-soroban de cartolina.




O mini-soroban é uma versão didática de ábaco e serve para estimular e desenvolver o raciocínio lógico. Com ele é possível realizar somas e subtrações de números inteiros entre e e posicionando a vírgula adequadamente, podemos também efetuar somas e subtrações de números racionais tais como: , , , etc. Para ver com se faz somas e subtrações click aqui. Além disso, com o auxílio das barras de Napier podemos também fazer produtos. Vejamos então os procedimentos para você construir o mini-soroban:



Material Necessário:

- 1 folha de cartolina cm;

- 1 folha papela e uma borracha;

- 4 palitos de churrasco;

- Missangas coloridas ( pacotes);

- 1 tubo de cola e estilete;

- Tesoura e compasso;

- Uma borracha grande e duas réguas.

Procedimento:

1 - Recorte um pedaço de cartolina no tamanho da folha de papel . Baixe o modelo do mini-soroban em doc (click aqui), configura a impressora para papel e imprima  no pedaço de folha de cartolina. Em seguida recorte conforme o passo da figura abaixo.
2 - Após recortar as peças, use as duas réguas para dobrá-las nas linhas pontilhadas conforme o passo da figura abaixo.
3 - O próximo passo é furar as três peças laterais nos pontos marcados. Para isso, use o compasso e a borracha como apoio e faça um pequeno furo e com auxílio do palito de churrasco alargue o furo. Veja os passos , e da figura abaixo.

4 - Essa etapa consiste em colar as partes laterais seguindo a ordem ilustrado nas etapas , e . Para cortar os palitos, faça marcações com o auxílio do estilete girando o palito com muita calma e em seguida basta quebrá-lo.
5 - Coloque as contas nos palitos e cole a última parte conforme os passos , e .
Agora basta usá-lo, mas se achar difícil manuseiá-lo com os dedos, use um palito de churrasco que pode ser amarrado em um barbante e também no mini-soroban.
Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato através do mural de recados ou através do e-mail linnux2001@gmail.com.



















Postado por Prof. Paulo Sérgio às 10/12/2009
http://fatosmatematicos.blogspot.com/
Obrigada Prof. Paulo Sérgio pela colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário