quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

OBMEP PROCURA NOVOS COLABORADORES

Página Principal
Página Principal
                   

    A OBMEP está a procura de novos colaboradores para implementar projetos que estão sendo criados e para o Programa  de Inciação Científica Jr. que em 2013 terá 4 500 alunos bolsistas.
     Requesito para ser um colaborador da OBMEP:
- Professor universtário de Matemática e áreas afins.
-Alunos de pós- graduação de Matemática e de áreas afins.
- Aluno de graduação (último período).
- Professores de Matemática que atuem na rede particular  de ensino ou nos institutos federais de ensino.
  O os interessados em ser colabradores da OBMEP devem enviar curriculum vitae, com dados de contatos e também uma carta informando seus  motivos para querer participar.
  Envar para contato@obmep.org.br, coloque o assunto da mensagem  "OBMEP - novos colaboradores".

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROJETO NÚMEROS DECIMAIS E DINHEIRO

                        Essa atividade foi realizada com alunos do 6º ano (5ª série)

        O estudo dos números decimais é muito importante no desenvolvimento matemático dos alunos, pois é através desse estudo que o aluno alarga sua compreensão a respeito desses  números.
       A dificuldade de aprendizagem dos números decimais já foi alvo de vários estudos  científicos tais como:   Padovan (2000 ), Cunha (2002), Neiva e Veira (2005) e Fonseca  (2005). Essa dificuldade de compreensão das operações com números decimais talvez seja porque os alunos não consiguiam relacionar esses números ao seu cotidiano e  algum conhecimento que ele já possua no seu cotidiano e também pelo conceito matemático não materializado nas práticas de ensino.
    Por esse motivo, procurei introduzir o conceito de números decimais através da utilização da unidade monetária brasileira que  se tornou um elo entre o cotidiano do aluno e os conceitos básicos da Matemática.
  É notável  a facilidade com que os alunos realizam as operações fundamentais quando as situações problemas envolvem dinheiro. Foi então que surgiu a ideia de prepararmos um dia de feira.
    Para montarmos  a  feira, cada aluno trouxe de casa embalagens de alimentos,  perfumes, shampoo, cremes, sucatas de computadores, caixas de sapatos e roupas, todos os alunos   participaram
dacolocação dos preços nos objetos. 
    Cada criança  recebeu R$ 50,00  em dinheiro de brinquedo, daqueles  que se compra no comércio, para chegarmos o mais próximo possível da realidade. Foram usadas notas de R$ 5,00; R$ 10,00; R$ 20,00 e R$ 50,00, as notas de  R$ 0,50 e R$ 1,00 foram confeccionadas em papelão.
     Dividir a turma em três grupos,  para que todos  pudessem comprar, vender  e ficar no caixa.  
      Observe as fotos retiradas no da  feira.
                                                                         CAIXA
                                                                         
                                                             PERFUMARIA E COSMÉTICOS
LOJA DE ROUPAS

ALIMENTOS  
 

 SAPATARIA


 
ELETRÔNICOS


No final da feira, cada aluno apresentou uma lista das compras e  os cálculo realizados.
Por M. L. da Silva

DEIXE O SEU COMENTÁRIO